A luta entre Dan Henderson e Maurício Shogun no UFC 139 chegou a ser comparada com o terceiro combate entre Muhammad Ali e Joe Frazier pelo presidente Dana White. Ninguém discutiu a qualidade do espetáculo, mas o resultado a favor do norte-americano criou polêmica. O brasileiro evitou contestar a decisão, mas pediu revanche.
“Certamente foi uma grande luta. Não seu como os juízes fizeram a contagem do último round, poderia ou deveria ter sido 10 a 8 para mim. Mas isso não tira nada do Dan Henderson. Ele é uma lenda e é daqueles lutadores que criaram um legado. Mas eu quero revanche, acho que seria outra grande batalha e o público quer ver”, disse Shogun após a derrota.
Henderson, por sua vez, afirmou não ter dúvidas sobre a sua vitória por decisão unânime dos juízes: “Venci quatro rounds”, disse ele. Mas o próprio Dana White admitiu que teria dado empate.
O campeão da categoria meio-pesado, Jon Jones, narrou a luta em seu Twitter e deu vitória a Shogun em três rounds. O polêmico Chael Sonnen deixou a rixa com o Brasil de lado e também disse ter visto vitória do brasileiro.